Patrocinado

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog





Postagens populares


sex, 23/08/13
por Rafael Lopes |



Sebastian Vettel
As férias da Fórmula 1 acabaram. Depois de quatro semanas sem carros na pista e sem trabalho nas fábricas, as equipes e os pilotos se reúnem novamente neste fim de semana no tradicional circuito de Spa-Francorchamps, sede do GP da Bélgica. A nove corridas do fim da temporada 2013, a pergunta que fica no ar é: quem pode parar Sebastian Vettel? O tricampeão sobrou na primeira parte da temporada e está 38 pontos à frente do vice-líder Kimi Raikkonen, da Lotus. Mas se engana quem pensa que o finlandês é o principal adversário do alemão da RBR. Tampouco Fernando Alonso, da Ferrari, terceiro colocado no Mundial de Pilotos. A esperança de um fim de campeonato mais disputado é prateada e fala inglês.
Lewis Hamilton talvez tenha sido o piloto que mais cresceu nesta temporada. Apesar de só ter vencido o GP da Hungria e ter um triunfo a menos que o companheiro Nico Rosberg, o inglês foi bastante regular durante o campeonato e está a 48 pontos do líder Vettel. Além disso, a Mercedes mostrou uma enorme evolução depois da confusão do teste secreto com os pneus Pirelli após o GP da Espanha. A nova cinta de kevlar, colocada em substituição à de aço, ajudou a resolver o principal problema do carro da equipe alemã: o alto desgaste dos pneus. Contra uma Lotus sem tantos recursos financeiros e contra uma Ferrari completamente perdida no desenvolvimento do carro, a Mercedes pode ser a única ameaça à RBR no fim de 2013.
Lewis Hamilton
E Hamilton terá um papel muito importante nisso. O inglês talvez seja o piloto com mais talento natural do atual grid da Fórmula 1. O problema é que a cabeça atrapalha de vez em quando. Mas temos visto um piloto diferente nesta temporada, mais preocupado em marcar seus pontinhos pensando no campeonato. O ímpeto continua lá, mas ele parece ter finalmente entendido que um título mundial não se constrói apenas com vitórias. Tanto é que, se isolarmos a pontuação após o GP de Mônaco (as últimas cinco corridas), Hamilton está apenas nove pontos atrás de Vettel – 83 para o alemão contra 74 do inglês. E a subida de produção da Mercedes pode ser a chave para Hamilton aumentar suas chances na luta pelo bicampeonato.
Entretanto, apesar disso tudo, temos de ser realistas. Já podemos dizer que Vettel está com uma mão na taça. A vantagem para seus concorrentes é enorme – mais de uma vitória, por exemplo. A RBR tem um dos carros com maior confiabilidade e eficiência do campeonato – quebrou apenas em Silverstone com o alemão, quando ele liderava. Para qualquer outro piloto ter chance na briga pelo título, um mau resultado ou um abandono de Vettel é quase obrigatório. Tirar tanta vantagem em nove corridas é uma tarefa ingrata para qualquer um.
Lewis Hamilton

Total de visualizações