Patrocinado

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog





Postagens populares

Largando em 9º, Alonso protagoniza bela recuperação e fecha em 2º. Com problema no freio, Raikkonen abandona pela 1ª vez desde que voltou à F-1

Por GLOBOESPORTE.COMSpa-Francorchamps, Bélgica
270 comentários
A chuva que deixou o treino classificatório imprevisível resolveu não dar as caras neste domingo. E em “condições normais de temperatura e pressão” em Spa-Francorchamps, prevaleceu a qualidade da combinaçãoSebastian Vettel/RBR. Partindo em segundo, o tricampeão precisou de apenas algumas curvas para deixar o pole position Lewis Hamilton para trás e rumar para uma vitória tranquila no GP da Bélgica, sua quinta na temporada, 31ª na carreira.
O britânico da Mercedes também não conseguiu segurar o ímpeto de Fernando Alonso e ficou em terceiro. O espanhol da Ferrari começou em nono e foi um dos grandes destaques do dia. Ganhou quatro posições na largada, fez mais ultrapassagens durante a prova e terminou em segundo. Mas a metros da linha de chegada, levou um susto. Ao entrar na reta principal, quase perdeu o controle da traseira de sua Ferrari. Já Felipe Massa enfrentou problemas no Kers (sistema de recuperação de energia cinética, que aumenta a potência do motor) no início da prova, partiu de décimo, caiu para 12º na largada, mas conseguiu se recuperar para receber a bandeirada em sétimo. Confira os melhores momentos no vídeo.
Formula 1 Alonso, Vettel e Belgica  (Foto: Agência AFP)Vettel beija troféu no pódio, enquanto Alonso - com cara de poucos amigos - e Hamilton aplaudem (Foto: AFP)
Vettel, Alonso, Hamilton. A ordem do pódio também é a mesma da classificação do campeonato. Após 11 etapas, o alemão da RBR chegou aos 197 pontos e segue cada vez mais líder. Já o espanhol da Ferrari (151) e o inglês da Mercedes (139) deixaram Kimi Raikkonen para trás na tabela. Com problemas no freio, o “Homem de Gelo” não completou a prova. Foi o primeiro abandono do finlandês desde que retornou à F-1 no ano passado. Ao todo, foram 30 corridas completadas, 29 na zona de pontuação, sendo 27 delas de forma consecutiva, recorde na categoria.
A Fórmula 1 volta daqui a duas semanas com o GP da Itália, válido pela 12ª etapa da temporada 2013. A corrida no tradicional circuito de Monza está marcada para as 9h (de Brasília) do dia 8 de setembro, com transmissão ao vivo da TV Globo.
Números do GP da Bélgica:
  • subindo!
    Foi o 31º triunfo de Sebastian Vettel na carreira, empatando com o britânico Nigel Mansell como o quinto maior vencedor da história da F-1. O alemão está agora a uma vitória de igualar a marca de seu grande rival nas pistas, Fernando Alonso, que tem 32.
  • uma hora acaba
    Acabou a sequência de provas na zona de pontuação de Kimi Raikkonen. O finlandês havia chegado no top 10 nas últimas 27 corridas. É a primeira vez que o 'Homem de Gelo' abandona  desde que voltou à F-1. A última vez foi na Alemanha, em 2009.
  • poupa-borracha
    Dos pilotos que completaram a prova deste domingo, o único que fez apenas uma parada nos boxes foi Romain Grosjean, mostrando que a Lotus é um ótimo carro para poupar pneus. Os demais pilotos fizeram dois pit stops.
Header_corrida (Foto: arte esporte)
Hamilton manteve a ponta na largada, seguido por Vettel, Rosberg e Button. Quem começou bem foi Alonso. O espanhol pulou por dentro na primeira curva e subiu de nono para quinto. Já Felipe Massa, que partiu em décimo, ficou do lado de fora e acabou caindo para 12º. Outro que perdeu posições nos primeiros metros foi Webber, despencando de terceiro para sexto.
A liderança de Hamilton durou poucas curvas. Ainda na primeira volta, logo depois da famosa Eau-Rouge, Vettel deu um bote certeiro e assumiu a ponta. Buscando não perder contato com os ponteiros, Alonso passou a pressionar Button nos momentos iniciais e assumiu a quarta posição na quarta volta. Lá na frente, Vettel começou a imprimir um ritmo muito forte e abriu 4s de vantagem em apenas cinco voltas. Enquanto isso, Massa reclamava com a Ferrari pelo rádio que estava enfrentando problemas no Kers, um grande prejuízo numa pista veloz como Spa. Ele revelou que seu volante apagou diversas vezes durante a corrida.
Alonso continuou como destaque do início de prova. Após passar Button, logo se aproximou de Rosberg e rapidamente tomou a terceira posição do alemão. Mais atrás, Massa diminuía o prejuízo ao superar Grosjean, que saiu da pista ao ser ultrapassado por Pérez. Por causa da manobra, o mexicano foi penalizado com um drive-through (passagem direta pelos boxes).
Alonso ultrapassa Hamilton e Button e sobe para segundo
Massa foi um dos primeiros a parar nos boxes, na décima volta. O brasileiro retornou à pista em 17º.  Dos ponteiros, até a 15ª volta apenas Button e Grosjean não tinham parado nos boxes. Vettel seguia líder, à frente do britânico da McLaren. Na sequência, Hamilton e Alonso protagonizaram um belo duelo pelo terceiro lugar (vídeo). O espanhol ganhou a posição do rival e, na volta seguinte, freou o mais tarde possível na curva 1, precisando segurar o carro para se manter à frente. A essa altura, Massa vinha escalando o pelotão e já aparecia em oitavo.
Com pneus desgastados por ainda não ter parado nos boxes, Button foi presa fácil para Alonso e Hamilton. O espanhol subiu para segundo, seguido pelo piloto da Mercedes. Após fazer seu pit stop, Button retornou em oitavo, logo atrás de Massa e fez uma bela ultrapassagem sobre o brasileiro. Em seguida, Grosjean finalmente foi para os boxes, e Massa subiu para sétimo.
Raikkonen deixa a prova
Em oitavo, Raikkonen começou a pressionar o brasileiro. No fim da 26ª volta, o finlandês tentou o bote na chicane final, mas passou direto e saiu da pista. O “erro” grosseiro do "Homem de Gelo" tinha explicação. Sofrendo com problemas no freio desde o início da prova, Kimi ficou de vez sem o sistema de frenagem. Após sair da pista, ele seguiu direto para os boxes e deixou a prova com o freio superaquecido.
A essa altura, Vettel se mantinha confortavelmente na liderança, 10s à frente de Alonso, que também administrava boa vantagem sobre Hamilton. Webber aparecia em quarto, seguido por Button, Rosberg e Massa.
Maldonado faz lambança
O primeiro acidente aconteceu na 29ª volta. Ao ser ultrapassado por Hulkenberg e Sutil na chicane final, Maldonado percebeu que seus pneus estavam muito desgastados e resolveu aproveitar para entrar nos boxes. Porém, ele não reparou que ao seu lado passava também Di Resta. Foi acertado em cheio pelo escocês da Force India. O venezuelano foi punido com um “stop and go” (parada obrigatória nos boxes).
A dez voltas do fim, após a segunda rodada de pit stops, poucas mudanças nas primeiras posições. Vettel seguia líder, com os mesmos 10s de vantagem sobre Alonso. Um pouco mais atrás, estava Hamilton. Já Rosberg ganhou a posição de Webber e aparecia em quarto. Button abortou a estratégia de uma parada e era o sexto, acompanhado por Grosjean, único com apenas um pit stop. Logo atrás, aparecia Massa em oitavo. Pressionando o francês da Lotus, o brasileiro da Ferrari ainda teve tempo de efetuar uma bela ultrapassagem sobre o francês e assumiu a sétima posição a três voltas do fim. Daí em diante, sem mais mudanças. Vettel recebeu a bandeirada para mais uma vitória no ano. Alonso deu uma balançada ao entrar na reta principal (vídeo), mas segurou o carro e chegou em segundo, seguido por Hamilton, Rosberg, Webber, Button, Massa e Grosejean. Completaram o top 10, Sutil e Ricciardo.
Header_resultado (Foto: arte esporte)
1) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 44 voltas em 1h23m42s196
2) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) + 16s869
3) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) + 27s734
4) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) + 29s872
5) Mark Webber (AUS/RBR) + 33s845
6) Jenson Button (ING/McLaren) + 40s794
7) Felipe Massa (BRA/Ferrari) + 53s922
8) Romain Grosjean (FRA/Lotus) + 55s846
9) Adrian Sutil (ALE/Force India) + 1m09s541
10) Daniel Ricciardo (AUS/STR) + 1m13s470
11) Sergio Pérez (MEX/McLaren) + 1m21s936
12) Jean-Eric Vergne (FRA/STR) + 1m26s740
13) Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) + 1m28s258
14) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) + 1m40s436
15) Valtteri Bottas (FIN/Williams) + 1m47s456
16) Giedo van der Garde (HOL/Caterham) + 1 volta
17) Pastor Maldonado (VEN/Williams) + 1 volta
18) Jules Bianchi (FRA/Marussia) + 1 volta
19) Max Chilton (ING/Marussia) + 2 voltas
Não completaram a prova:
20) Paul di Resta (ESC/Force India) - a 18 voltas
21) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) - a 19 voltas
22) Charles Pic (FRA/Caterham) - a 36 voltas
Circuito Spa-Francorchamps, GP da Bélgica (Foto: Infoesporte)

Total de visualizações